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  • Foto do escritorRedação Opte

RESULTADOS DO INBOUND MARKETING

Quando sou questionada sobre porque investir em marketing de conteúdo respondo com outra pergunta: “Digamos que você está interessado em um produto ou serviço, por exemplo Gestão Financeira. O que você faz para buscar informações a respeito?”. A resposta quase sempre é “pesquiso na Internet”. Pronto, chegamos ao ponto de partida do famoso inbound marketing.


Inbound marketing é uma forma de publicidade online na qual uma empresa se promove publicando conteúdo relevante para o consumidor em blogs, redes sociais, vídeos, e-books, newsletters, whitepapers, SEO (…) e o consumidor, que por sua vez procura tal conteúdo, acaba por encontrar a empresa. O que tem sido chamado de ”novo marketing”, tem gerado redução de custos nas vendas e maior retorno sobre o investimento em marketing se comparado ao “antigo marketing” segundo pesquisas. Veja comparativos e diferenças:

  • 38% de crescimento anual do ROI em empresas que utilizam inbound marketing

  • 24% de crescimento anual do ROI em empresas que utilizam apenas marketing tradicional

  • 60% das empresas que utilizam inbound marketing têm crescimento de ROI até 60% maior

  • Empresas que investem em nutrição de leads conquistam em média 50% mais vendas a um custo47% menor

  • Custo por lead em inbound marketing é de R$ 10, enquanto no marketing tradicional é de R$ 19

  • 93% dos processos de compra começam com pesquisa online

  • 58% das empresas no Brasil praticam alguma forma de inbound marketing, como blog, mídias sociais ou e-mail marketing

  • 62% das empresas que trabalham com inbound marketing aumentam significativamente os investimentos nos anos seguintes

  • 1% das empresas reduziram investimentos em inbound marketing por causa do fracasso de campanhas

  • Leads gerados por inboud marketing conhecem mais a empresas, produtos e serviços em comparação ao marketing tradicional

  • Empresas que têm blog e postam frequentemente têm 19x mais propensão a ter crescimento de ROI.

Fonte: Pesquisa “O estado do inbound marketing no Brasil 2015”, realizada pela Hubspot


Consumidores nutridos de informação resultam em um menor ciclo de compra e um ticket de venda maior.


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