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  • Foto do escritorRedação Opte

Instagram: saiba a diferença entre os formatos dos posts e a vantagem de cada um

Há alguns anos o Instagram era visto como um espaço exclusivo para imagens, mas, com a evolução de algumas plataformas e atualização de outras, a rede social começou a investir em vários formatos, nos permitindo experimentar diferentes maneiras de criar e compartilhar conteúdo.


Em meio a tantas possibilidades, é bem provável que algumas pessoas já tenham ficado perdidas em qual formato usar e como fazer isso da melhor maneira.


Se você é uma dessas pessoas que ainda não sabe muito bem a diferença entre os formatos, suas vantagens e como melhorar as publicações, continue a leitura que preparamos várias dicas que vão te ajudar!


Por que investir no Instagram?


Você sabia que, segundo dados do Statista, são os brasileiros que ocupam o 3º lugar no ranking entre os países que mais acessam o Instagram? Segundo a própria rede social, pelo menos 200 milhões de pessoas visitam perfis comerciais diariamente, o que já é um incentivo para as marcas investirem no Instagram.


A plataforma tem um grande potencial para as empresas que buscam aumentar a visibilidade e o impulsionamento de vendas, já que ela oferece diversos recursos para os perfis comerciais, desde análises do público até anúncios pagos.


Um levantamento do mLabs mostra que 9 em cada 10 usuários na rede social seguem uma empresa. Esses usuários estão mais atentos e querem conteúdos de qualidade, e se você está disposto a se comunicar com o seu público e fazer um conteúdo assertivo para eles, é bem provável que você consiga gerar muitos relacionamentos duradouros por lá.


Diante de dados tão relevantes, me diz: como ignorá-los? Não dá, não é mesmo? O que fica claro até aqui, é que o Instagram é uma excelente plataforma para qualquer marca que precise atingir mais clientes e fortalecer os que já tem, se consolidando dentro do seu segmento. Ficar atento aos detalhes, utilizar o engajamento e o melhor formato para fazer uma publicação certeira para o seu público também são estratégias fundamentais.


Quais são os formatos das postagens do Instagram e suas vantagens?


Carrossel


O formato Carrossel permite que o usuário publique até dez imagens ou vídeos de uma única vez. Ótima opção para gerar salvamento da postagem, o carrossel é capaz de abordar um conteúdo mais longo e informativo. Você pode aproveitar para explicar por partes determinados assuntos ou explorar nas imagens tanto o conteúdo, quanto variações de fotos de produtos, por exemplo.


Esse formato pode ser bem atrativo, mas cuidado para não exagerar nas informações presentes nas artes, ok? Caso o texto seja muito grande, evite poluir a sua imagem e deixe apenas o que realmente interessa para o leitor, as informações adicionais podem ser conciliadas na legenda e todo o conteúdo deve ser claro e direto.


Tela única


Composto basicamente por dois itens: a imagem (em foto ou vídeo) e a legenda, a tela única é muito importante por ser objetiva e muitas vezes necessária para passar um conteúdo que seja simples e direto.


Nesse tipo de formato é legal caprichar na produção da imagem, mas não esquecer da legenda. Ela pode ter uma grande atenção do usuário, então, procure sempre escrever descrições explicativas e/ou divertidas, pois isso te ajudará a ter uma alta chance de engajamento e conexão com seu público.


Reels


O queridinho do momento! O Reels comporta vídeos de 15, 30 e 60 segundos e dentro do aplicativo ele funciona de uma maneira que já o destaca, sendo ideal para quem quer atingir novos públicos.


Por meio do atalho exclusivo de vídeos do Reels é possível que você chegue a uma base maior de usuários, além de alcançar pessoas que ainda não conhecem a sua marca. Algumas vantagens são: maior alcance, destaque de conteúdos relevantes, conexão com o público, aumento de engajamento e possibilidade de viralizar.


Stories


Um dos formatos mais importantes quando o assunto é criar identificação no usuário. Os stories estão sendo liberados para alguns usuários com o tempo de 60 segundos de gravação, desde o lançamento, o recurso permitia a publicação de vídeos de até 15 segundos. Com ele é possível compartilhar além de vídeos, também fotos e gifs que desaparecem após 24h.


Estamos em uma era em que a conexão sincera com o público se tornou cada vez mais importante. É essencial que as marcas utilizem os stories para se aproximar e interagir com a sua audiência, tornando a marca mais humanizada. Não deixe os stories de lado, existem inúmeras formas de usá-lo, valerá muito a pena criar uma relação com o seu público.


IGTV


O Instagram TV (IGTV) é um local dedicado a vídeos imersivos e longos. Apesar do Instagram ter anunciado em 2021 que o formato seria aposentado e se tornaria parte das publicações comuns do feed, com limite de duração estendido para até 60 minutos, por enquanto ele será mantido e servirá como um lugar para as pessoas assistirem a vídeos mais densos.


O IGTV nos dá a oportunidade de publicar conteúdos mais profundos e de se aproximar do público. Aproveite-o para conteúdos explicativos que demandam mais tempo. Você pode criar tutoriais relacionados ao seu negócio, vídeos respondendo as dúvidas da sua audiência, de bastidores, que trazem transparência e humanização para a marca, entrevistas, etc.


Lives


A live é um recurso do Instagram Stories que permite a gravação e transmissão de vídeos ao vivo. Esse formato pode garantir interação entre públicos e atrair novos seguidores. Existem algumas razões bem legais para você utilizar a live na sua produção de conteúdo:

  • O engajamento que elas proporcionam talvez seja a sua característica mais importante;

  • Ativa os gatilhos mentais da urgência e da exclusividade, ou seja, desperta o medo de perder o que está acontecendo (sensação de escassez);

  • As lives são excelentes oportunidades de entregar ao seu público aquilo que não teria o mesmo efeito no seu feed ou nos stories, como a possibilidade de todos interagirem em tempo real.

Como criar conteúdos cada vez melhores?


Agora que você já sabe a importância de se investir no Instagram e dos diversos formatos e possibilidades de produzir conteúdo dentro da plataforma, nós preparamos algumas dicas para você colocar tudo em prática do melhor jeito possível! Bora aprender mais?


Pense no objetivo da sua postagem


Você viu que existem diferentes formatos de conteúdo, mas é preciso definir qual é o objetivo da sua postagem antes de já ir produzindo tudo que você achar interessante. Quando você definir seu objetivo será possível decidir qual a melhor estratégia para potencializar os seus resultados. Por exemplo: quero alcançar mais pessoas. Para isso você pode produzir conteúdos para o Reels e estudar uma estratégia que se comporte bem com o seu negócio.


A qualidade é muito importante


Você escolheu o formato da publicação, o objetivo e estratégia, agora é extremamente importante se preocupar com a qualidade do conteúdo. Dificilmente você vai conseguir atingir seus objetivos se a sua publicação estiver em má qualidade. Por isso, capriche em todas as fotos e vídeos para garantir que os conteúdos sejam atrativos para os seus seguidores.


Teste os formatos


É necessário entender qual formato é o mais indicado para a sua audiência, assim você conseguirá produzir conteúdos mais assertivos e ter melhores resultados. Teste os formatos regularmente e fique de olho nos dados que eles te entregarão. Com esses testes você conseguirá aumentar as chances de encontrar aquele que gera o maior retorno e engajamento no seu Instagram.


Parece simples produzir conteúdo, mas não é, né? Tudo bem, a gente está aqui para te ajudar. Se você quer que a sua marca tenha uma boa presença digital, pensar nos detalhes e estudar estratégias são muito importantes.


Precisa de ajuda na produção de conteúdo e quer otimizar seus investimentos no Instagram? Entre em contato com a gente! Aproveita e fica por aqui… temos diversos artigos que podem te auxiliar nessa etapa de planejamento.

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