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  • Foto do escritorRedação Opte

Como utilizar psicologia das cores no seu site

Quando o assunto é marketing, cada detalhe dos produtos e serviços impactam os consumidores, seja dificultando ou estimulando as compras. Nesse sentido, entender o poder da psicologia das cores se mostra uma ação muito importante para otimizar resultados.


Isso ocorre porque a partir do conhecimento é possível usar as cores com mais inteligência, qualificando ainda mais as estratégias de marketing digital, conforme os objetivos traçados, para que seja possível obter ótimos ganhos com o site e outros canais utilizados.


O que é a psicologia das cores?


A psicologia das cores é um estudo que visa compreender como as cores podem influenciar no comportamento humano.


Deste modo, a área de psicologia consegue analisar e definir quais são os efeitos que cada cor gera nas pessoas, mudando sentimentos, emoções e criando desejos.


Assim, é importante aprender melhor o significado das cores para utilizar isso a favor do seu negócio e assim transmitir todas as informações ao público, mesmo que de forma subjetiva.


Para isso é necessário ter consciência desses fatores para conquistar os objetivos e metas de marketing.


As cores têm um grande poder sobre as pessoas. Elas podem influenciar nos sentimentos e nas ações.


Os estudos de psicologia das cores surgem exatamente para fortalecer a marca a partir desse conhecimento, incentivando as vendas e até mesmo orientando os visitantes em direção às páginas mais específicas de sites como de placa de ACM preço, por exemplo.


Confira como as estratégias podem ser aplicadas a partir das cores nos tópicos a seguir.


Como implementar a psicologia das cores no marketing?


Ao conhecer a importância das cores, é muito comum ver elas na aplicação de um design mais estratégico.


No entanto, não é incomum que sejam considerados fatores de baixa prioridade nas estratégias de marketing de várias empresas - apesar de se mostrarem determinantes para um bom resultado final.


Considerando que estamos cada vez mais caminhando para uma era em que a imagem ganha cada vez mais relevância, se preocupar com o visual é fundamental, pois ele pode ser um fator decisivo no momento da compra.


Isto posto, é fundamental não negligenciar a psicologia das cores nos negócios.


Escolhas equivocadas na cor da sua marca, anúncio, site ou embalagem podem gerar ganhos não satisfatórios. Por isso, devem ser escolhidas com sabedoria e considerando as reações esperadas.


Alguns estudos consideram as emoções e faz uma ligação delas com determinadas cores. As emoções primárias são:


  • Medo;

  • Tristeza;

  • Raiva;

  • Surpresa;

  • Nojo;

  • Curiosidade;

  • Alegria;

  • Aceitação.


Cada uma dessas emoções podem ser relacionadas a uma cor.


Cores, sentimentos e posicionamento de marca


Muitas empresas tentam combinar emoções com cores para sugerir ideias preconcebidas aos seus clientes, como desejo, elegância, confiança e fome.


Alguns sites e ferramentas específicas podem ajudar os empreendedores no processo de escolha de uma paleta harmônica para o seu site e projetos.


Apesar disso, contar com profissionais especializados, como os da Agência Opte Comunicação, é fundamental para promover uma comunicação integrada e eficaz.


Para destacar elementos de conversão, por exemplo, é interessante combinar cores complementares, assim botões de CTA (Call to Action) podem ser mais chamativos ao ter uma cor complementar ao fundo. É exatamente essa análise estratégica que os profissionais poderão agregar.


Roxo e amarelo, por exemplo, são consideradas cores complementares no chamado círculo cromático.


Com uma ferramenta especializada, você pode utilizar composições monocromáticas, análogas, tríades, complementares, compostas, personalizadas ou variações tonais para as publicações da manutenção de máquinas industriais, por exemplo, de forma mais efetiva.


Cores no vídeo


Os sites que possuem conteúdo audiovisual precisam pensar com ainda mais atenção a questão das cores. Este detalhe está relacionado a direção de arte, produção e fotografia.


A escolha das paletas ajuda muito para o significado da mensagem que será transmitida.


Existem sensações positivas e negativas para as cores, ou seja, dentro de cada cor há variações que podem ajudar a transmitir as emoções que você deseja ao seu público, evocando uma reação de mais identificação, fidelização e ação junto à marca.


O significado das cores


Como utilizar o significado psicológico no seu site e ter resultados positivos? O primeiro passo é ter proposta de valor e posicionamento bem definidos, pois isso ajuda no momento de escolher as melhores cores para o site, campanhas, produtos e a identidade como um todo.


Sendo assim, conhecer o significado das cores é uma maneira de definir quais delas melhor se encaixam no seu negócio.


Os designers, por exemplo, costumam se atentar à proposta na qual estão trabalhando para escolher com calma e inteligência as paletas adequadas para as marcas.


Quando o assunto são marcas e logotipos muito conhecidos no mercado, é muito comum as pessoas relacionarem as cores a alguns tipos de comportamentos e a própria empresa.


No universo do marketing isso não é muito diferente. Isto posto, é fundamental entender o que cada cor pode representar e estimular a tomada de decisões conforme o esperado pela marca de blocos intertravados, por exemplo.


Para isso, conhecer o significado de algumas das cores mais utilizadas no mercado é uma excelente dica para agregar no processo criativo.


Vermelho


Uma das cores mais simbólicas e utilizadas no mercado, o vermelho representa paixão, amor, poder, fúria, raiva, fome, entre outras emoções/sensações. Por isso o tom e as cores complementares são cruciais para reforçar a sensação certa.


Marcas de comidas, por exemplo, costumam usar bastante o vermelho.


A cor vermelha é muito notável em campanhas de promoções, principalmente no comércio varejista. Essa cor consegue estimular ações, já que é uma cor quente que consegue chamar atenção.


Sendo assim, você pode utilizá-la para sinalizações de emergência do seu site, considerando que é uma cor que consegue se destacar.


Laranja


Quem gosta ou procura por cores vibrantes, o laranja é uma boa opção. Trata-se de uma cor muito energética, que estimula a criatividade, desperta o ânimo das pessoas e atrai novos consumidores.


Por ser uma cor quente, derivada do vermelho, o laranja tem características estimulantes e alegres, algo que ajuda a despertar um desejo de ação por parte dos usuários.


Contudo, diferentemente da anterior, o laranja é menos agressivo e mais agradável aos olhos.


Quando implementado no marketing, o laranja pode significar confiança, alegria e criatividade nos negócios de anéis de segmento, por exemplo.


Amarelo


O amarelo tem algo em comum com o vermelho: a capacidade de gerar fome nas pessoas. Por isso, essas cores são comumente associadas a empresas de alimentos.


No entanto, utilizar a cor amarelo separadamente é interessante para criar uma sensação de acolhimento e otimismo.


É muito usada para sinalizar situações que demandam atenção e cuidado. Pode ajudar na concentração, sugerir animação, além de estimular a intelectualidade.


O amarelo é muito usado no marketing para as CTAs (Chamadas de Ação), graças à capacidade de chamar atenção e fazer com que os usuários se concentrem em detalhes da landing page.


Nas apresentações e sites pode ajudar muito nas negociações de corrimão de inox para escada, se você atua neste segmento ou em outros, devido à sensação de transparência que passa aos clientes.


Outras cores


O verde, muito utilizado em assuntos de meio ambiente e natureza, não se resume apenas a isso, também transmitindo equilíbrio, frescor e saúde.


Já a cor azul, assim como o verde, remete ao frescor e higiene, estimulando a criatividade e criando a sensação de conquista e sucesso, conforme a tonalidade escolhida.


Existe cor ideal para a empresa?


Cada cor possui um significado e pode comunicar de várias formas os objetivos e valores de uma empresa.


Toda a comunicação de uma marca, desde os materiais publicitários, as apresentações, blogs, sites, entre outros, precisa ser bem pensado.


Lembre-se que é essencial ter coerência e transparência em todas as mensagens que você transmite para o público.


Deste modo, pensar no significado das cores antes de utilizá-las no seu empreendimento de concentrador de oxigênio preço, por exemplo, é importante, porque elas refletem como o público irá se posicionar e comunicar com os produtos e serviços do seu negócio, tornando-se um diferencial competitivo interessante.


Há uma cor certa para as vendas online?


Alguns empreendedores pensam se realmente as cores conseguem influenciar nas decisões das pessoas nas lojas virtuais e impactar nas taxas de conversões dos sites.


Anúncios e conteúdos coloridos, por exemplo, tendem a ser mais reconhecidos pelos consumidores do que versões simples em preto e branco.


Além disso, as cores podem aumentar o reconhecimento de marca por parte do público, algo que fortalece o negócio.


Um dado interessante é que as cores podem influenciar na percepção de preços por parte dos consumidores.


Cores como o vinho estão associadas ao requinte, o preto cria a sensação de sofisticação e o laranja pode ser relacionado a preços mais acessíveis.


Outro ponto importante é saber cores que devem ser evitadas, devido às sensações que provocam. O castanho, por exemplo, remete ao aborrecimento, enquanto o cinza evoca a tristeza e a solidão.


Utilize as cores de modo estratégico


Conhecendo bem a psicologia das cores, os empreendedores podem utilizá-las com inteligência, de modo a aumentar os resultados positivos nas vendas de desinfetantes hospitalares de forma orientada, por exemplo.


Deste modo, é importante definir que tipo de associação você espera dos visitantes no seu site.


Após resolver este detalhe, é necessário definir as cores certas para as páginas, considerando essas sensações e o logotipo, bem como pensar tons que podem ser combinados.


Os empreendedores que desejam criar campanhas e links patrocinados para conquistar clientes em outros países devem ter ainda mais atenção a esse ponto, visto que o significado pode mudar de uma cultura para outra.


Pesquisar como é a psicologia das cores nos países que você tem objetivo de conquistar clientes é o jeito de ter bons resultados e criar uma mensagem única.


As emoções que as cores provocam nas pessoas, com o passar do tempo, podem mudar.

Por isso, realizar testes A/B é o modo de saber que emoções e sensações as cores presentes no site de junta de vedação ainda causam nas pessoas e quais provocam as ações esperadas para evolução no relacionamento.


Portanto, entender bem o conceito de psicologia das cores pode ajudar muito nos resultados do seu site, aumentando a identificação dos clientes com a marca, as vendas e outros ganhos muito positivos aos negócios.


Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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