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  • Foto do escritorRedação Opte

Aprenda a utilizar as hashtags no Instagram para atrair mais seguidores

Ter um perfil nas redes sociais é um requisito importante para as empresas que desejam crescer e ter sucesso na internet. Com o uso das redes, é preciso saber usar estrategicamente alguns recursos como as hashtags.


O uso das hashtags é um assunto que tende a ter muitas questões. Para alguns, elas são vilãs, mas para quem sabe utilizá-las com inteligência, podem ser um ótimo recurso para aumentar o alcance nas redes sociais.


Entender o conceito de hashtags, a importância deste elemento no Instagram, benefícios e como fazer um bom uso é uma maneira de alavancar o seu negócio e ter excelentes resultados.


O Instagram é uma rede social que se iniciou com fotos, mas com o tempo se fortaleceu e transformou dando espaço para o mercado, principalmente para os influencers que estava mais restrito aos blogs e Youtube.


Uma dúvida que muitas pessoas têm é como os negócios de blogueiros e influenciadores conseguem crescer e ter tantos seguidores em tão pouco tempo?


Há diversas estratégias para chegar neste resultado e uma delas é o uso das hashtags de modo inteligente.


O que são hashtags?


Hashtags é um termo antecipado pelo símbolo # (Cerquilha) utilizado nas redes sociais com objetivo de direcionar os usuários para páginas de publicações relacionados ao tema ou conteúdo que a empresa elabora. Este recurso pode ser utilizado no:


  • Facebook;

  • Instagram;

  • Linkedin;

  • Twitter;

  • Youtube.


O uso não se restringe apenas a essas redes, ou seja, pode ser implementado em outras mídias sociais.


Cada hashtag criada se transforma em um hiperlink que direciona as pesquisas as pessoas que também fizeram marcações nos seus conteúdos com hashtags específicas.


Ao selecionar uma palavra-chave para um conteúdo sobre conserto de equipamentos hospitalares, ele é automaticamente acionado aos grupos de pesquisa deste tópico.


Este é um jeito mais prático de reunir diversos conteúdos sobre um tema específico, tornando o momento de buscar sobre o tópico de interesse.


A partir das pesquisas, é possível encontrar pessoas que estão falando algo sobre o assunto, além de verificar o que cada um compartilha.


Como e quando usar as hashtags?


O uso das hashtags nas redes sociais é muito simples. Os usuários precisam inserir o símbolo # (cerquilha), popularmente conhecido como jogo da velha.


Após colocar o #, é só inserir as palavras-chave que melhor classifica os seus posts. Um detalhe importante é que os espaços não são identificados, ou seja, é necessário escrever as palavras todas juntas.


Se você deseja destacar conteúdos sobre a importância da troca e manutenção das peças para máquina de lavar, basta colocar a #MaquinaDeLavar ou #PeçasParaMaquinaDeLavar.


Assim, os usuários que realizam pesquisas sobre este tema podem acessar os conteúdos da sua empresa.


Qual a relevância e porque utilizar as hashtags no Instagram?


As hashtags no Instagram é um excelente recurso para os empreendedores que desejam atrair mais seguidores para o seu perfil e se tornar uma referência na área de atuação.


Além de atrair novos seguidores, o uso das hashtags ampliam a visibilidade dos conteúdos, aproximando mais as pessoas interessadas no seu tema, ou seja, a marca pode ter o seu público-alvo mais próximo e assim construir um bom relacionamento.


Os usuários do Instagram contam com a opção de seguir as hashtags, algo que pode ajudar a aumentar o engajamento de modo significativo. As postagens com as hashtags corretas, conseguem indiretamente para determinados conteúdos.


As hashtags podem ser usadas também na criação de campanhas ou serem relacionadas a determinados assuntos.


A utilização das # faz com que os buscadores das redes sociais entendam que os conteúdos se referem a determinados temas, debates, campanhas, acontecimentos, entre outros.


Isso permite que os posts marcados sejam entregues para as pessoas que buscarem usando as hashtags.


No Instagram, há uma página chamada Explorar, espaço muito utilizado pelas pessoas que desejam encontrar novos conteúdos que geram afinidade com o seu perfil.


O explorar exibe sugestões de conteúdos que são baseados nas hashtags que se relacionam com o perfil do usuário. Essa é uma excelente oportunidade para ganhar mais visibilidade com as suas publicações de aventais descartáveis, por exemplo.


No explorar existem duas categorias chamadas de: mais recentes e mais relevantes.


A categoria de mais relevante é mais complexa, ou seja, é mais difícil de aparecer rapidamente nela, mas nada impede que a sua marca apareça nela, desde que saiba usar as hashtags de modo estratégico.


Níveis de popularidade de uma hashtag


É importante saber escolher os termos e palavras-chave adequadas para conseguir alcançar o público que você almeja.


Para conseguir definir as hashtags, é importante considerar o nível de concorrência das palavras-chave e termos, pois, ao contrário, você pode perder tempo usando hashtags que não geram resultados que sua empresa deseja.


Se você tem um negócio de aluguel de andadores, por exemplo, ou de outro segmento, é importante mesclar as hashtags nos seus posts. Existem 3 níveis de popularidade das hashtags e o ideal é saber mesclar com pelo menos 2 níveis de hashtags: o de baixa e média procura.


As hashtags de alta procura são consideradas de alta concorrência.


Elas não são consideradas essenciais, porque dificilmente pessoas ou empresas conseguem se destacar com elas, já que há um grande volume de posts que usam essas hashtags, a não ser que o seu perfil seja grande e tenha muito destaque.


As hashtags de alta procura são termos e palavras-chave genéricas usadas por muitas pessoas. Possuem muita concorrência, em torno de 100.000 publicações para cima.


Hashtags de média procura são termos mais específicos, por isso possuem menor concorrência. Os posts que usam esse tipo de # costumam ter em média de 15.000 até 100.000 publicações.


Já as hashtags de baixa procura são palavras-chave e termos de baixa procura e as publicações ficam em uma média de 1.000 a 15.000 posts.


Para identificar o nível de popularidade das hashtags é só pesquisar na aba de pesquisas do explorar. Ao digitar a hashtag, o Instagram mostra termos similares e o número de publicações das hashtags.


Dicas básicas para usar bem as hashtags


Conhecer algumas dicas básicas de como utilizar as hashtags e evitar resultados ruins para o seu negócio ou até perder tempo.


Para que as suas hashtags tenham sucesso é necessário:


1. Evite colocar todo conteúdo em uma única hashtag


Se você deseja saber o que as pessoas estão achando de um produto ou serviço, pode utilizar uma hashtag #Oqueaspessoasestãoachando e o nome do produto/serviço.


Isso pode restringir muito as pesquisas e até diminuir o volume de conteúdo encontrado.


Pensar de modo inteligente nas hashtags são maneiras de conseguir fazer com que os conteúdos de uma empresa de ar condicionado, por exemplo, sejam encontrados com mais facilidade.


2. Não use uma hashtag para cada palavra


Essa dica é totalmente oposta a anterior, ou seja, colocar o símbolo # em cada palavra pode gerar um excesso de hashtags, além de distribuir o seu conteúdo em diferentes grupos de pesquisa, algo que não necessariamente é o que estava planejado.


Por isso, antes de inserir as hashtags, é preciso saber o que deseja.


Assim, você poderá optar por uma das duas na hora de utilizá-las, ou até mesmo fazer uma mesclagem nas suas publicações.


3. Prefira hashtags que estejam de acordo com o tema


Usar hashtags que não tenham relação com o assunto que está sendo tratado só porque estão em alta nas pesquisas, além de não trazer credibilidade e ser confuso para os seguidores, é uma estratégia pouco eficiente ao se tratar de disseminação de conteúdo.


Por isso, no perfil da empresa de cuidador de idosos, coloque hashtags que sejam voltadas para cuidados de saúde, formas de trazer mais conforto e exercícios para mente e físico de idosos.


Assim, quem chegará ao seu conteúdo são pessoas que realmente se interessam por ele.


4. Cuidado com a ortografia


Erros de ortografia ou até um simples erro de digitação pode fazer com que a hashtag se torne um fracasso, pois é muito pequena as chances de que várias pessoas cometam os mesmos erros ao criar as hashtags.


5. Utilize o buscador do Instagram


Antes de colocar várias hashtags é importante fazer uma busca simples no Instagram. Você pode se colocar no lugar do público e realizar uma pesquisa sobre o tema.


Ao realizar a busca, vários termos podem aparecer e assim o empreendedor pode ter uma ideia se a hashtag que você deseja utilizar pode ter sucesso e assim é possível realizar uma adequação.


6. Use hashtags de localização


Não importa se você tem uma loja física ou online no Instagram. Aproveitar os pontos de localização e utilizá-los para criar hashtags pode ser uma estratégia que ajuda a atrair turistas e moradores locais.


No entanto, essa estratégia pode funcionar para empreendimentos afetados pela localização como:


  • Comércios de cortinas blackout ou comércios em geral;

  • Deliverys de comida;

  • Salões de beleza;

  • Escolas.


Estes são apenas alguns exemplos, por isso, você pode utilizar hashtags de localização e assim ter ganhos interessantes para o seu negócio.


7. Alterne as hashtags em diferentes postagens


O algoritmo do Instagram considera conteúdos como spam quando identifica algum tipo de cópia, ou seja, quando copiam e colocam as mesmas hashtags em uma mesma ordem, em todas as postagens.


Sendo assim, evite utilizar sempre a mesma hashtags nos seus posts. A rede social gosta quando os usuários personalizam as postagens, criando termos que representam o post.


Alternar as hashtags, mudando a ordem, por exemplo, e inserindo novas opções é uma dica que pode ajudar no sucesso do perfil.


Portanto, investir no uso de hashtags, seja para um perfil de produtos ou de serviços como a instalação de climatizadores evaporativos, por exemplo, é um jeito de ganhar visibilidade na internet, ter credibilidade e sucesso com o público.


Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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