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  • Foto do escritorRedação Opte

A importância da paleta de cores no Instagram

Que o Instagram é uma das principais redes sociais no Brasil, não temos dúvida! Afinal, está todo mundo lá! Ela é super relevante para ações comerciais, mas também para fortalecer a imagem da marca.


Pela relevância da rede social, é essencial lembrar que não basta ter uma conta e fazer publicações aleatórias. Ter um feed bem organizado, com conteúdo de interesse do público, é algo bastante estratégico. Por isso, investir no layout dos posts é fundamental.


Falando nisso, você sabia que a paleta de cores escolhida para fazer as suas publicações é algo que impacta na mensagem que se quer passar, e reforça o posicionamento da marca?


Sim! A escolha das cores não está relacionada ao gosto de quem administra o perfil no Instagram. Entenda um pouco mais como a paleta de cores precisa ser escolhida de forma inteligente, com o olhar para o negócio.


As cores falam pela marca


Quer um bom exemplo para começar a nossa conversa? O Banco Itaú já fez anúncios e muitas publicações sem se quer assinar as peças com a sua marca. Apenas pelas cores, imagens e mensagem, os usuários conseguem identificar de quem é aquela postagem. A cor laranja e variações de azul e amarelo predominam nas publicações da instituição bancária, sendo marca registrada da empresa que compõe com maestria o feed e toda a sua comunicação. Espie lá no Instagram do Itaú!


E como não lembrar do Nubank? O banco digital usa e abusa da cor roxa no perfil para marcar e reforçar seu posicionamento. Até as empresas mais tradicionais, como o Banco do Brasil, também entendem a importância da paleta de cores. O BB usa o amarelo e uma ampla variação de tons vivos de azul para assinar suas comunicações na rede social.


Uma boa paleta de cores reforça o posicionamento


Trabalhar com a cor da marca parece algo óbvio quando se fala de comunicação, mas é preciso ter variações de tons e outras cores que conversam entre si para que o feed não fique repetitivo ou cansativo para os usuários, e para que transmitam a mensagem. A paleta de cores reforça a imagem institucional e representa muito além de um feed bonito.


Voltando aos exemplos, não é por acaso que o Nubank apostou no roxo com um leve tom azulado para a sua marca. A cor remete à inovação e criatividade, e para dar dinamismo, funcionalidade e organização nas postagens, trabalha com variações e fotos que trazem naturalidade, com luz solar aparente.


Saiba que nada está no feed das grandes marcas à toa. Tudo é muito bem pensado. Estratégias de marketing, como a psicologia das cores, são aplicadas para fortalecer a imagem institucional, além de permear toda a comunicação.


Paleta de cores não é apenas variações da cor da marca


E aqui chegamos num ponto bem importante. Por mais que as empresas apostem no tom da marca para chancelar sua presença online, não basta pensar apenas em cores parecidas, ou variações de tonalidade. É algo para compor. É preciso pensar em cores com sinergia entre elas e no objetivo que se quer atingir. Cores vibrantes passam uma mensagem. Algo mais sóbrio, outra. Cores quentes e imagens com bastante contraste remetem à energia, alegria, desejos, comida. Cores frias, imagens mais opacas, é outra forma de se comunicar, podem trazer seriedade, credibilidade e segurança. E tudo isso faz parte da construção da imagem da empresa. Mas, as combinações das cores podem transitar livremente entre estes conceitos, se necessário, para ressoar a mensagem que a empresa quer passar.


O que queremos salientar é que a escolha da paleta de cores vai além do que se vê. É estratégico, e quando está aliada a um layout bem pensado, é capaz de aumentar o engajamento, o interesse dos usuários e refletir em resultados positivos para o negócio, desde o aumento de seguidores no Instagram, até a conquista de novos clientes.


Deixe o gosto pessoal de lado e aposte no olhar profissional


Quem trabalha com comunicação e marketing tem o olhar aguçado para a escolha ideal da paleta de cores para ser aplicada na rede social. E mais, os profissionais conseguem avaliar o objetivo da empresa e as cores que podem trabalhar em sinergia para assegurar a representatividade da marca no Instagram, harmonia do feed e funcionalidade para as postagens.


Agora, analise como está o feed do Instagram da sua empresa. Ele consegue levar todos os atributos da sua marca para as postagens? Transmite o seu propósito e informações para o usuário?


Se você precisa de ajuda para escolher a paleta de cores e organizar o perfil da sua marca na rede social, entre em contato com a gente!

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