top of page
  • Foto do escritorRedação Opte

8 PASSOS PARA UMA CAMPANHA DE SUCESSO

Autor: Equipe Opte Comunicação


Criar uma campanha de marketing bem sucedida quase nunca é fácil. Todos os dias, milhares de pessoas criam conteúdos online que viralizam, o que pode passar a impressão de que é fácil “bombar” na internet e criar engajamento.

No entanto, a realidade é bastante mais dura. Para alcançar o sucesso, é preciso fazer um planejamento estratégico completo e ser consistente, o que costuma tomar tempo e esforço.


Ainda assim, existem algumas dicas que podem tornar esse processo mais intuitivo. Então leia até o final para conferir os nossos 8 passos para uma campanha de sucesso:


1 – Defina o objetivo


Antes de começar o seu projeto, é preciso determinar qual é o objetivo da campanha, ou seja, o que você deseja alcançar com ela. Existem diversas possibilidades, como criar uma comunidade online, obter mais leads para o seu site, lançar um produto, melhorar a imagem da empresa, etc.


2 – Determine o público-alvo


Delimitar corretamente o seu público (ou a persona) é essencial para que a campanha tenha bons resultados. Afinal, de nada adianta pensar em ótimos conteúdos se não estiverem direcionados à pessoa certa, que vai se interessar por eles.


3 – Decida os formatos


Para que mais pessoas acessem o material da sua campanha, é importante apostar em diferentes formatos de divulgação. Essa variedade vai fazer com que o seu conteúdo se torne mais interessante e tenha mais engajamento.

Alguns exemplos de formatos de conteúdo mais utilizados atualmente são: vídeos, artigos de blog (especialmente em forma de listas), podcasts, infográficos e jogos.


4 – Seja autêntico


A sua campanha de sucesso deve estar de acordo com a identidade e os valores que a marca já carrega. Isso porque produzir conteúdo não relacionado com a história da sua empresa pode até desagradar os clientes. Por isso, seja coerente e dê sempre um ângulo próprio ao assunto que pretende tratar.


5 – Não foque apenas no comercial


A campanha de marketing viral não é o espaço para fazer uma propaganda explícita do seu produto ou serviço. É muito improvável que as pessoas se engajem e compartilhem um conteúdo puramente promocional.


Por isso, a melhor forma de fazer uma campanha de sucesso é passar uma mensagem ou experiência positiva para o usuário, o que deve construir um relacionamento entre vocês. É a publicidade que não parece publicidade.


6 – Surpreenda


As campanhas de maior sucesso são aquelas que oferecem ao público algo inesperado. Afinal, os acontecimentos mais inusitados são os que têm mais chance de serem comentados e compartilhados espontaneamente.


Por essa razão, fuja do padrão de sempre, explore a criatividade e ofereça ao seu cliente um conteúdo surpreendente.


7 – Explore as emoções


Quanto mais o seu material emocionar os clientes, mais provável será que eles se conectem com a campanha e a compartilhem. Isso porque as emoções são determinantes no que diz respeito a tomarmos uma atitude.


Contudo, é importante que os sentimentos despertados sejam positivos, como reflexão, diversão e nostalgia. Emoções negativas como raiva e tristeza podem causar repulsa e impedir que o conteúdo seja compartilhado.


8 – Promova o conteúdo em diferentes canais


Por fim, não deixe de investir em variados meios de comunicação de massas, sempre que tiverem a ver com o seu público. Televisão e redes sociais são ótimas plataformas para viralizar.


Além disso, considere patrocinar o seu conteúdo para que ele possa atingir ainda mais pessoas.


Case de sucesso – Hospital de Amor:


No final de 2017, o Hospital de Câncer de Barretos trocou seu nome por Hospital de Amor. A ação envolveu a troca do logotipo da instituição e o lançamento de um vídeo da campanha:


O case do Hospital de Amor se tornou um exemplo de viral que segue as dicas que abordamos:

  • Mexe com as emoções ao despertar empatia e afeto;

  • Foi divulgado em múltiplos canais;

  • Conversa com o público-alvo;

  • Tem relação com a identidade da instituição;

  • Adota um formato de fácil entendimento.



E aí, gostou deste post? Siga a Opte Comunicação no Facebook e Instagram para acompanhar as novidades

bottom of page